Copyright © 2019   |   Faculdade do Sul da Bahia - FASB

Todos os direitos reservados.

(73) 3011-7000  - www.ffassis.edu.br

Trabalhos Científicos

LINHAS DE PESQUISA

As linhas de pesquisas propostas para o 7º SICTEXBA/FASB, dialogam com a temática do evento e com a proposta dos cursos de graduações e pós-graduação oferecidos pela FASB, atendendo a especificade de cada curso em seu projeto de ensino. Contudo, as linhas apresentadas podem ser trabalhadas pela comunidade externa, já que o assunto ora proposto é de interesse de toda sociedade, conforme definição  das referidas linhas  e  os cursos, a seguir:

LP 01 - Direito, Educação e Sociedade

LP 02 - Tecnologia e Meio Ambiente

LP 03 - Relações sociais, trabalho e Economia

LP 04 - Saúde, Segurança e Meio Ambiente

LP 05 - Tecnologias sociais e Inovação

METODOLOGIA

A metodologia a ser utilizada na organização do 7º SICTEXBA/FASB, contempla diversos atividades que far-se-ão presente desde a etapa embrionária até o encerramento do seminário, cujo delineando é proposto a seguir:

I ETAPA: DA IDEALIZAÇÃO/CONSTRUÇÃO

  • Levantamento de referencial teórico que sustenta a discussão das Tecnologias Sociais;

  • Elaboração e apresentação do projeto do 7º SICTEXBA/FASB a comunidade acadêmica;

  • Reuniões semanais com as comissões do 7º SICTEXBA/FASB;

  • Envolvimento dos acadêmicos através de publicações sobre a temática proposta a partir do estudo do tema disponível em site, jornais dentre outros;

  • Seleção das pesquisas a serem apresentadas no formato de: comunicações e pôsteres;

  • Divulgação.

II ETAPA: DA EXECUÇÃO

Palestras com ênfase no tema do evento - Para palestra de abertura do 7º SICTEXBA/FASB, receberemos a palestrante Viviane Mosé (Poetisa, filósofa, psicóloga, psicanalista e especialista em elaboração e implementação de políticas públicas. Mestre e doutora em filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Publicou sua tese de doutorado Nietzsche e a grande política da linguagem em 2005 pela editora Civilização Brasileira. Escreveu e apresentou, em 2005 e 2006, o quadro Ser ou não ser, no Fantástico, onde trazia temas de filosofia para uma linguagem cotidiana. Tem diversos livros de poesia, filosofia e psicanálise publicados. Hoje é sócia e diretora de conteúdo da Usina Pensamento, comentarista do programa Liberdade de Expressão, na Rádio CBN, com Carlos Heitor Cony e Artur Xexéo e palestrante. Também é colaboradora do programa Encontro com Fátima Bernardes.).

Apresentação de comunicações e pôsteres- Os trabalhos inscritos e aprovados, serão apresentados no formato de comunicação oral e pôster.

Cursos e Oficinas- durante o SICTEXBA serão ofertados minicursos e oficinas nas mais diversas áreas do conhecimento, todos eles, estabelecendo conexão com as linhas de pesquisa e com o tema maior do evento, a saber:

  • Oficina Mãos talentosas - A oficina tem por objetivo trabalhar com mulheres, que estejam fora do mercado de trabalho, para que possam serem inseridas através do desenvolvimento de artesanatos e customizações de produtos criados a partir de materiais reutilizáveis, com vistas a geração de renda.

  • CEJUSC-BJC – O Balcão da justiça, será trabalhado através de atendimento aos cidadãos hipossuficientes, como forma de garantia dos seus direitos.

  • Prevenção Jovens (AIDS) – Curso de 04 horas destinado a jovens e adolescentes, objetivando esclarecimentos sobre prevenção e conscientização, além de abordar os indicadores da AIDS na região.

  • Oficina de música/canto –Oficina de canto coral para jovens e adolescentes ...

  • Oficina de teatro: oficina sobre a temática água, com objetivo de conscientizar para o uso responsável da água.

  • Agricultura familiar/economia criativa – curso voltado para o homem do campo, com o objetivo de potencializá-los em seus demandas no desenvolvimento da agricultura familiar e fortalecimento de recursos mediante mecanismos da economia criativa.

  • Tecnologia acessível a comunidades rurais – Oficina de montagem de tecnologias de baixo custo, adaptáveis ao meio rural, objetivando a redução dos impactos ambientais, enfatizando a promoção na sustentabilidade.

  • Uso responsável das Tic´s, pelos jovens – Curso para jovens sobre o uso responsável das Tic´s, abordando as possibilidades de fazer das redes sociais e demais recursos tecnológicos aliados dos jovens frente a sociedade atual.

  • Lei Maria da Penha e o enfrentamento da violência contra a Mulher – curso voltado para mulheres, objetivando medidas preventivas em relação a violência doméstica.

  • Gênero – curso que visa trabalhar a igualdade de gênero nas relações sociais.

  • Noções básicas do direito indígena – curso voltado para comunidades indígenas, abordando direitos e deveres dos povos indígenas, acesso à justiça; paradigma normativo da diferenciação social.

  • Fortalecimento da identidade em comunidades tradicionais: quilombola - Fortalecimento da identidade étnica e cultural das famílias;  potencialidade das terras de ocupação tradicional.

  •  Formação ambiental- curso voltado para formação ambiental de professores da Educação básica com o objetivo de propor práticas pedagógicas inovadoras que auxiliem na preservação ambiental.

  • Geração de emprego e renda: oficina de produtos de limpeza -  Visa proporcionar aos participantes a oportunidade de obter conhecimentos específicos, habilidades e novas atitudes no cotidiano. Esta ação promove a melhoria da renda familiar com alternativas e atividades extras. Sendo o foco deste trabalho moradores dos bairros com maior potencial de exclusão social, e altos indicadores de desemprego.

  • Geração de emprego e renda: oficina de doces e salgados- . Esta ação promove a melhoria da renda familiar com alternativas e atividades extras. Sendo o foco deste trabalho moradores dos bairros com maior potencial de exclusão social, e altos indicadores de desemprego.

  • Resíduos sólidos: oficinas para catadores de reciclados –  Busca de soluções para o gerenciamento adequado dos resíduos sólidos; visão governamental e empresarial, com o propósito de difundir e aprofundar conhecimentos que abordem as causas da existência dos resíduos sólidos, provocando uma reflexão, que leve a uma consciência das suas consequências para a relação sociedade-natureza, histórica e socialmente construída.

  • Curso: Associativismo - Sensibilizar lideranças e comunitários para a importância e necessidade do associativismo e cooperativismo para a organização social e o desenvolvimento das atividades produtivas. No primeiro módulo, são abordados os seguintes conteúdos: Noções básica de Associativismo; Diferenças entre Associativismo e Cooperativismo Aspectos práticos da constituição das associações e Gestão de conflitos.

Exposições/Feira

  • Fotografia

  • Obra de artistas regionais

  • Agricultura familiar

  • Tecnologias sociais

  • Tecnologia de alto impacto

 

Premiação dos melhores I.C

Durante o Seminário são selecionados os 10 Melhores Trabalhos, através de avaliação pela comissão científica do evento. Os vencedores são premiados com certificado.

 

III ETAPA: DA AVALIAÇÃO

  • Reunião com coordenação do 7º SICTEXBA/FASB, comissões, direções, acadêmicos  e mantenedores.

 

COMISSÕES

O 7º SICTEXBA/FASB será composto de  comissões, objetivando o primor pela construção coletiva do referido evento. Tais comissões, Serão compostas  pelas direções, coordenadores, docentes, técnico administrativo e discentes da FASB.