Copyright © 2019   |   Faculdade do Sul da Bahia - FASB

Todos os direitos reservados.

(73) 3011-7000  - www.ffassis.edu.br

Viviane Mosé

“O Sofrimento Move a Vida”, por Viviane Mosé

 

pensarcontemporaneo.com

 

Viviane Mosé é poetisa, filósofa, psicóloga, psicanalista e especialista em elaboração e implementação de políticas públicas. Mestre e doutora em filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro

No vídeo ao lado, trecho de entrevista concedida pela filósofa ao canal Anamnese Entrevistas, Mosé nos propõe uma importante reflexão a respeito daquilo que outros intelectuais, sobretudo do campo da psicanálise, tem chamado de “ditadura da felicidade”. Para Mosé, o problema real não é o sofrimento humano em si, mas o fato de que “nós não queremos dar o tempo do sofrimento no corpo”. Assista:

Viviane Mosé é uma mulher versátil, com a habilidade prática e teórica de traduzir filosofia e comportamento à gestão de empresas e pessoas, suas palestras têm sido requisitadas em todo o Brasil.

Viviane Desenvolveu e escreveu o quadro Ser ou Não Ser, onde apresentou no Fantástico da TV Globo, temas da filosofia em uma linguagem cotidiana. Os 24 episódios foram reapresentados também no canal GNT da Globosat. Escreveu e apresentou, no canal Futura, 8 episódios da mesma série, agora com foco em Educação. De 2007 a 2009, foi consultora sênior da comissão de reformulação curricular do Estado do Espírito Santo.

Ela também é psicóloga, psicanalista em políticas públicas e doutora em filosofia, encabeçando, atualmente, a lista dos pensadores mais respeitados do país.

Algumas empresas por onde Viviane já passou: Rede Globo de Televisão, Editora Abril, Petrobrás, Banco do Brasil, Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo, O Boticário, Governo do Estado do Espírito Santo, entre outros.